Olefinas e aromáticos: os dois pilares da indústria química moderna

2025/10/20 17:07

Na indústria química, as olefinas e os aromáticos são as duas matérias-primas mais fundamentais. As poliolefinas, derivadas das olefinas, são praticamente omnipresentes no nosso dia-a-dia. Caracterizadas pela sua leveza, mas durabilidade e fácil moldagem, moldaram um mundo tangível de plásticos — evidente em todo o lado, desde as películas de embalagem nas prateleiras dos supermercados às tubagens de água enterradas no subsolo, e desde os componentes resistentes ao desgaste nos motores dos automóveis até aos acessórios interiores acessíveis.

Enquanto isso, os aromáticos, potenciados pela sua estrutura molecular única de anel benzénico hexagonal, atuam como agentes versáteis no campo químico. Através da polimerização de PTA (ácido tereftálico purificado) e EG (etilenoglicol) em PET (polietileno tereftalato), diversificam-se num espectro de aplicações: PET de grau de fibra (produzindo fibras de poliéster para têxteis e enchimentos, e filamentos de poliéster para vestuário, artigos de decoração e cordas de pneus); PET de grau garrafa (formado por moldagem por injeção e moldagem por sopro e estiramento em recipientes para água, bebidas e óleos alimentares); e PET de grau de filme (processado por extrusão e estiramento em filmes de PET para embalagens alimentares, isolamento elétrico e folhas traseiras fotovoltaicas). Este esboça discretamente um vasto cenário industrial que abrange desde os têxteis e o vestuário até à manufatura avançada.

A China, sendo a maior base de produção química do mundo e o mercado consumidor mais dinâmico, vê a criação de valor melhorada dos seus dois sectores fundamentais de matérias-primas — olefinas e aromáticos — como fundamental para impulsionar a sua indústria de química fina na cadeia de valor, rumo ao desenvolvimento sustentável de ponta. Hoje, com a expansão das cadeias industriais e a constante atualização dos percursos tecnológicos, as matérias-primas químicas enfrentam um duplo desafio: precisam não só de satisfazer a enorme procura do mercado, mas também de alcançar avanços na qualidade, desempenho e sustentabilidade. Neste contexto, a transformação através de melhorias sustentáveis ​​e de inovação inteligente tornou-se uma escolha inevitável para desbloquear novas oportunidades de crescimento para o setor.


Produtos relacionados

x