Hidróxido de alumínio CAS: 21645-51-2

O hidróxido de alumínio é um produto químico muito utilizado. O hidróxido de alumínio de grau industrial é utilizado principalmente como carga para plásticos e polímeros, retardante de chama e adesivo para tecidos, carga para resinas epóxi, carga de cor para fabrico de papel e revestimentos, para a produção de sulfato de alumínio, alúmen, fluoreto de alumínio, aluminato de sódio, para a síntese de peneiras moleculares, como carga para pasta de dentes, componente de vidro, a sua solução em gel e gel seco da Chemicalbook. O hidróxido de alumínio de grau farmacêutico é utilizado principalmente como antiácido, tendo o efeito de neutralizar o ácido do estômago e proteger a superfície das úlceras, podendo aliviar sintomas como o excesso de ácido do estômago combinado com o refluxo ácido. Está indicado no tratamento de úlceras gástricas e duodenais, esofagite de refluxo e hemorragia digestiva alta. Quando utilizado em combinação com suplementos de cálcio e vitamina D, pode tratar a hipocalcemia neonatal (tetania).

Detalhes do produto

O hidróxido de alumínio (Al(OH)₃) é um sólido branco, insolúvel em água, mas solúvel em ácidos e álcalis, sendo um hidróxido anfótero típico. Ao ser aquecido ao ar, desidrata-se e transforma-se em óxido de alumínio, de grande importância na produção de alumina. O hidróxido de alumínio reage tanto com ácidos como com álcalis fortes, formando sais químicos e água, sendo, por isso, um hidróxido anfótero. Por apresentar uma certa acidez, pode também ser designado por ácido alumínico (H₃AlO₃). No entanto, quando reage com álcalis, forma tetrahidroxialuminato ([Al(OH)₄]⁻). Por este motivo, é geralmente considerado como ácido alumínico mono-hidratado (HAlO₂·H₂O) e classificado em graus industrial e farmacêutico, de acordo com as suas aplicações.


Hidróxido de alumínio CAS: 21645-51-2


Ponto de fusão 300℃
Ponto de ebulição 2980C [em 101 325 Pa]
Densidade aparente ~90g/100mL
Densidade 2,42 g/cm3 a 20 °C
Pressão de vapor <0,1 hPa (20 °C)
Índice de refracção Índice de refração médio: 1,57-1,59
Condições de armazenamento Conservar entre +5°C e +30°C.
Solubilidade A solubilidade em água é de 0,0015 gramas por litro.
Forma Suspensão coloidal
Cor branco
Gravidade específica 2.42
Odor Insípido
Valor de pH 8-9 (100g/l, H2O, 20°℃) (suspensão)
A gama de pH na qual os indicadores ácido-base mudam de cor. >7
Solubilidade em água insolúvel
Estrutura cristalina Monoclínica
Merck 14.342
Ksp - Constante do Produto de Solubilidade pKsp: 32,89
Limite de exposição ACGIH: Média Ponderada no Tempo (TWA) 1 mg/m3
Constante dielétrica 2.2 (Ambiente)
Estabilidade Estável, não compatível com bases fortes.
Aplicação principal farmacêutico (pequena molécula)
Eficácia dos ingredientes cosméticos Condicionador da pele - Emoliente - Opacificante - Humectante - Protetor da pele - Controlador de viscosidade - Corante
Avaliação de ingredientes cosméticos Hidróxido de alumínio (21645-51-2)
InChl 1S/Al.3H2O/h;3*1H2/q+3;/p-3
InChlKey WNROFYMDJYEPJX-UHFFFAOYSA-K
SORRISOS O[AI](O)O
LogP -1,380 (est.)
Base de dados CAS 21645-51-2 (Referência da base de dados CAS)
Informação da EPA sobre substâncias químicas Hidróxido de alumínio (21645-51-2)


Aplicação

1. Matérias-primas químicas

O hidróxido de alumínio pode ser produzido em larga escala, com matéria-prima suficiente, apresenta uma elevada pureza e uma fácil solubilidade em ácidos e bases. Por isso, ele é uma matéria-prima importante para a preparação de sais de alumínio, como o aluminato de bário e o sulfato de alumínio.

2. Retardante de chamas

O pó de hidróxido de alumínio, devido às suas funções de enchimento, retardamento de chama e supressão de fumo, além de ser não tóxico e inofensivo, é geralmente considerado um enchimento retardante de chama ideal para plásticos, poliésteres insaturados, borracha e outros polímeros orgânicos. O mecanismo de retardamento de chama do hidróxido de alumínio: quando a temperatura ultrapassa os 200 °C, o hidróxido de alumínio começa a absorver calor e decompõe-se, libertando três moléculas de água cristalina. A cerca de 250 °C, a sua taxa de decomposição é a mais elevada. Ou seja, esta reação é fortemente endotérmica, inibindo o aumento da temperatura do polímero e reduzindo a sua taxa de decomposição, gerando apenas vapor de água, sem produzir gases tóxicos e nocivos.

3. Cerâmica

O hidróxido de alumínio é obtido por calcinação a alta temperatura do óxido de alumínio. O óxido de alumínio apresenta uma elevada estabilidade termoquímica, elevada resistência mecânica, propriedades antirreológicas, propriedades dielétricas e baixo coeficiente de expansão térmica, sendo um material importante para a síntese de cerâmicas. No processo de síntese cerâmica, o hidróxido de alumínio ativa e controla o processo de cristalização, permitindo assim o controlo da formação de fases em materiais compósitos.

4. Tratamento de esgotos

O hidróxido de alumínio na água existe principalmente como Al(OH)4-, podendo precipitar metais pesados ​​tóxicos no esgoto através do método de coprecipitação, sendo posteriormente filtrado para purificar a água. O hidróxido de alumínio apresenta também uma elevada área superficial específica, podendo adsorver na sua superfície colóides, sólidos em suspensão, corantes, substâncias orgânicas, etc.

5. Medicina

O hidróxido de alumínio neutraliza o ácido do estômago, é não tóxico e inofensivo, sendo um medicamento tradicional eficaz no tratamento de doenças do estômago. Além disso, a sua utilização como adjuvante pode melhorar a imunogenicidade das vacinas. O seu mecanismo de ação consiste na adsorção de antigénios na sua superfície, permitindo a sua libertação lenta e, consequentemente, prolongando a eficácia do fármaco.

6. Suporte do catalisador

Devido ao facto de que, durante o processo de preparação do hidróxido de alumínio, diferentes produtos com diferentes áreas de superfície específicas, volumes de poros, estruturas de poros e estruturas cristalinas podem ser obtidos controlando-se as condições de reação, como temperatura, concentração e pH, ele pode ser usado eficazmente como suporte catalítico para a hidrogenação de compostos carbonílicos insaturados e a preparação de fulerenos, etc.

7. Indústria do papel

O hidróxido de alumínio apresenta um elevado grau de brancura, tamanho de partícula ultrafino, forma cristalina completa e forte compatibilidade com agentes branqueadores. Quando utilizado como aditivo em revestimentos e resinas, pode melhorar eficazmente a brancura, a opacidade, a suavidade e a capacidade de absorção de tinta do papel revestido.


Deixe suas mensagens

Produtos relacionados

x

Produtos populares

x
x